FAQS

A)  A propósito do programa de Bikesharing entitulado Mooovi

1) Mooovi – descrição da solução

Mooovi é uma solução de mobilidade partilhada baseada em bicicletas elétricas proposta pelo Município de Angra do Heroísmo.

2) Onde posso encontrar uma bicicleta Mooovi?

A aplicação Mooovi permite visualizar todas as estações do sistema.

Quando a estação está laranja, as bicicletas estão disponíveis (basta clicar na estação para ver o número de bicicletas disponíveis). Quando a estação está cinzenta, não há bicicletas disponíveis

B) Utilização da bicicleta

1) Como desbloquear a bicicleta?

Para desbloquear a sua bicicleta, basta entrar na aplicação Mooovi, (registar-se na primeira vez que aceder à aplicação), digitalizar o código QR da bicicleta (na parte superior do tubo principal) e ela será desbloqueada automaticamente.

2) Existe uma idade mínima para utilizar as bicicletas Mooovi?

Por razões legais e de seguro, a utilização das bicicletas Raia Norte Bikes são apenas permitidas aos maiores de 16 anos.

3) Onde estacionar a minha bicicleta para terminar a minha viagem?

Para terminar a viagem, terá que estacionar devidamente a sua bicicleta numa estação Mooovi. Fora das estações do sistema serão cobrados 0,05 € por minuto.

4) Como bloquear a minha bicicleta?

Basta fechar o cadeado na estação. Para terminar a sua viagem, a aplicação pedirá que tire uma foto da bicicleta. Um bip avisará que a sua bicicleta está devidamente trancada.

5) É possível fazer uma pausa durante a minha viagem?

Sim, durante a sua viagem, pode parar a sua bicicleta, trancando-a (cadeado / cabo). A sua viagem não termina e nenhum outro utilizador poderá desbloquear a sua bicicleta.

6) É possível reservar uma bicicleta?

Não, não é possível reservar uma bicicleta.

C) Tarifas e meios de pagamento

1) Tenho que subscrever uma assinatura para poder usar uma bicicleta?

Não, pode usar uma bicicleta sem assinatura, com pagamento por disponibilização.

2) Qual é o custo de uma viagem?

Se for assinante, os primeiros 30 minutos são gratuitos, depois pagará 0,05 € por minuto. Se não é assinante, a taxa de desbloqueio é de 1€, e em seguida 0,05 € por minuto, a partir dos 30 minutos.

3) Como faço para mudar de cartão de crédito?

Na Aplicação Mooovi na sua conta, aceda a “Gerir os meios de pagamento”.

4) Como cancelar a minha assinatura?

Na aplicação Mooovi, na sua conta, aceda a “As minhas assinaturas”

5) Posso receber uma fatura?

Sim, pode obter uma fatura com a Aplicação Mooovi.

D) Urgências

1) O que fazer em caso de acidente com uma bicicleta Mooovi?

Se o acidente for grave, peça ajuda diretamente. Se não, entre em contato connosco através da Aplicação Mooovi (secção de “Contacto”).

2) Quais são os números de emergência?

Não se esqueça dos números de emergência: 112 é o número de emergência válido em todo o território nacional e União Europeia.

3) Como pode contactar connosco?

Pode entrar em contato connosco através da Aplicação (contacto), pelo telefone +00351 295 401 700 (segunda a sexta-feira) ou pelo correio eletrónico mooovi@cmah.pt

E) Seguro

1) Existe seguro em caso de acidente?

Existe seguro de responsabilidade civil.

2) Existe seguro em caso de roubo da bicicleta?

Não, em caso de roubo da bicicleta ser-lhe-á cobrada uma franquia de 1 500€.

F) Segurança

1) É obrigatório o uso de capacete ?

Não é obrigatório o uso de capacete mas aconselhamos vivamente a sua utilização.

2) Qual é a velocidade máxima autorizada?

O utilizador tem que respeitar as regras do Código da Estrada em vigor.

3) Posso usar uma bicicleta com mau tempo?

Sim, as nossas bicicletas foram projetadas para serem usadas em qualquer circunstância. Certifique-se de manter as precauções necessárias em caso de mau tempo, conduzindo com suavidade e sendo ainda mais cuidadoso do que habitualmente.

G) Zonas de circulação

1) Como posso saber de zonas de tráfego limitadas?

Com a Mooovi, não há áreas demarcadas. Apenas tem que estacionar a bicicleta numa das estações para completar a sua viagem.

H) Tenho um problema

1) No caso de um problema com uma bicicleta, com quem devo falar?

Informe diretamente na Aplicação clicando no ícone do triângulo (  ) no canto superior direito “Relatar um problema”. Entraremos em contato mais tarde. De qualquer forma, a bicicleta que desbloqueou deve ser trazida de volta para uma estação Raia Norte Bikes por forma a completar a viagem e finalizar o aluguer.

2) Para qualquer outro problema, com quem devo falar?

Em caso de emergência, pode entrar em contato com o 112, que é o número de emergência válido em toda a União Europeia.

Indique a natureza do problema na secção “Contacto” do menu. Entraremos em contato mais tarde. Pode também entrar em contacto connosco através do número de telefone +00351 295 401 700 (segunda a sexta-feira) ou pelo correio eletrónico mooovi@cmah.pt

3) O que fazer em caso de roubo da bicicleta durante a minha viagem?

O utilizador é responsável pelo seu veículo desde o momento em que o desbloqueia, até trancá-lo numa estação Mooovi. Enquanto isso, se lhe roubarem a sua bicicleta, informe-se diretamente na Aplicação clicando no ícone do triângulo ( ) no canto superior direito “A minha bicicleta foi roubada”. Entraremos em contacto mais tarde.

4) Tenho um problema de faturação, como faço para ser reembolsado?

Contacte-nos através da Aplicação (secção “contacto”) ou por correio eletrónico: mooovi@cmah.pt

5) Se vir uma bicicleta abandonada o que devo fazer?

Entre em contato connosco através da Aplicação (secção de contacto) ou por correio eletrónico: mooovi@cmah.pt ou pelo telefone +00351 295 401 700. Obrigado.

6) O que fazer em caso de esquecimento de bloquear a bicicleta na estação?

Assim que se aperceber, vá rapidamente verificar se a bicicleta ainda se encontra no mesmo sítio onde a deixou. Se não, entre em contato diretamente connosco.